Inscreva-se e receba notificações para os próximos conteúdos e vídeos.

Estamos passando apenas para dizer que adoramos a sua visita! Que a sua experiência em navegar em nosso site tenha sido muito boa.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Conheça os benefícios de consumir o amendoim

Conheça os benefícios de consumir o amendoim

Conheça os benefícios de consumir o amendoim

Compreenda as vantagens de comer amendoins

Curiosidades dos amendoins

Em primeiro lugar, talvez você não tenha percebido como os amendoins estão presentes em sua vida: Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, cerca de 75% dos brasileiros são consumidores de amendoins, seja como um lanche ou como um ingrediente em uma receita. Embora o amendoim seja tão popular, a mesma pesquisa revelou que mais de 60% dos entrevistados desconhecem as propriedades nutricionais deste “primo” do feijão e da lentilhas.

Benefícios do amendoim

Então vamos compreender mais sobre os benefícios dos amendoins e como eles podem oferecer benefícios à saúde:

1. Como os amendoins podem auxiliar na perda de peso.

Primeiramente os amendoins são um alimento de alto teor calórico. Entretanto, se consumido com moderação, pode facilitar os processos de perda de peso, proporcionando uma sensação prolongada de saciedade.

O amendoim é um legume, assim como feijão, ervilha, lentilhas e soja. Mas, dentre eles, o conteúdo nutricional é muito semelhante ao das castanhas e nozes. Assim, é rico em fibras, boas gorduras e proteínas vegetais, uma combinação que ajuda a controlar o apetite. (1)

2. Como o amendoim melhora o colesterol

Ao contrário do que muitos pensam, ou seja os amendoins são um alimento sem colesterol. Além disso, a maior parte de seu conteúdo lipídico consiste em gorduras boas, como os ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a regular os níveis de colesterol total e a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).

Outro benefício dos amendoins é que eles contêm fitoesteróis, substâncias que têm uma estrutura química semelhante à do colesterol ruim e “roubam” seu ponto de ligação nas células, reduzindo sua absorção. (2)

3. Os amendoins protegem a saúde cardiovascular

Os efeitos benéficos do amendoim na redução das taxas de colesterol LDL são diretamente responsáveis pela proteção do coração e dos vasos sanguíneos, pois há menos “coisas” para a formação de placas nas artérias.

Além disso, os amendoins são ricos em resveratrol, uma molécula mais conhecida por sua presença no vinho tinto. Sendo um poderoso antioxidante, o resveratrol bloqueia a reação bioquímica que provoca a formação de colesterol em forma de placa, impedindo o endurecimento das artérias (aterosclerose) e reduzindo assim o risco de ataque cardíaco.(3)

4. Proteção contra o envelhecimento precoce

Assim como o resveratrol, o amendoim contém vários substâncias com um antioxidante efeito e são comparável às bagas em termos de quantidade. Dado que essas moléculas incluem ácido p-cumárico (cuja concentração aumenta até 22% nos amendoins torrados), outros polifenóis e vitamina E.

Vantagens de consumir amendoins

A vantagem dos antioxidantes é que eles combatem os danos que os radicais livres causam ao DNA das células, impedindo o aparecimento de sinais de envelhecimento precoce (como rugas, manchas).  O amendoim é notavelmente benéfico por causa de componentes como resveratrol, ácido fólico e ácido fítico. Comer amendoim pelo menos duas vezes por semana pode trazer benefícios significativos à saúde. (4)

5. Entenda como o Amendoim contribui para a prevenção do diabetes e da obesidade

Um estudo de cientistas da USP descobriu que as cascas de amendoim contêm compostos naturais que pode prevenir o diabetes e a obesidade. Isto porque estes compostos reduzem o processo de decomposição de açúcares e gorduras, que seriam necessários para que estes nutrientes fossem absorvidos e utilizados pelo organismo.

Além disso, outras pesquisas concluíram que os amendoins reduzem o risco de desenvolver diabetes tipo 2 nas mulheres porque contêm substâncias que promovem o controle da insulina pelo organismo.(5)

Lanche de Amendoim: Vela como prepará-lo

Os amendoins são uma excelente opção para servir como aperitivo ao entreter os amigos. Veja aqui como preparar facilmente um petisco de amendoim: Então vamos coloca a mão na massa e preparar esta deliciosa receita.

Ingredientes:

  • 2 pacotes de amendoins gigantes (torrados e descascados)
  • 10ml de óleo vegetal
  • 4g de colher de chá de páprica defumada
  • 5g de colher de chá de páprica quente
  • 1/4 colher de chá de cominho

Preparação:

Ante de tudo, ligue o forno a 160 °C para pré-aquecer. Enquanto isso, coloque os amendoins gigantes , do mesmo modo o óleo vegetal em uma tigela e em seguida misture com uma colher. No mesmo instante, adicione os temperos e mexa bem.

Colocar os amendoins temperados em uma assadeira antiaderente e assar por 10 minutos. Agora retirar a assadeira, mexer os amendoins e colocá-los no forno por mais 5 minutos. Enfim deixe os amendoins esfriar e enfim sirva.

Dica para servir:

Uma ótima ideia para hospedar amigos é fazer uma mistura de amendoins. Para isso, prepare várias tigelas com o lanche de amendoim da receita acima e acrescente o amendoim tradicional e o caldo de amendoim.

Um gosto global: Curiosidades sobre a origem do amendoim e como ele é cultivado Globalmente

Você já se perguntou como foi que o mundialmente popular e humilde amendoim veio parar no seu pacote de pipoca doce ou naquele bolo de chocolate irresistível? Pois saiba que essa pequena leguminosa originária da América do Sul já viajou o mundo todo, adaptando-se a diferentes culturas e climas, ganhando novos sabores e status.

Em sua longa jornada global, o amendoim fez amigos famosos, virou petisco de faroeste, inspirou canções e até ganhou um feriado nacional. Acompanhe a curiosa história desse grão miúdo que você provavelmente subestima, mas que é o sexto mais cultivado no mundo e responsável pelo sustento de milhões de agricultores. Qual é a história por trás do cultivo de amendoim e das festividades em diferentes partes do mundo? Sua viagem começa agora.

Atualmente, os cultivos dessas plantas podem ser encontrados em diversas regiões tropicais e subtropicais ao redor do globo.

A origem do amendoim? Curiosidades sobre a origem e cultivo do amendoim ao redor do mundo

Origem africana

O amendoim começou na América do Sul ou Central. No entanto, o seu primeiro cultivo aconteceu na África Ocidental, há cerca de 3.500 anos. Viajantes de Portugal trouxeram amendoim para a Europa e Ásia nos séculos XV e XVI. Atualmente, podemos encontrar essas plantas cultivadas em diversas regiões tropicais e subtropicais do globo.

Mas será que você sabia que:

  • Existem mais de 1.000 variedades de amendoim cultivadas hoje em dia? As variedades mais populares são Runner, Virginia e Spanish.
  • A palavra ‘amendoim’ vem do tupi-guarani ‘mandubi’? Que por sua vez significa ‘pedra de comer’. Pois o amendoim cresce embaixo da terra, como se fosse uma pedra.
  • Na Nigéria, o maior produtor de amendoim da África, fabrica-se uma pasta de amendoim. É conhecido como manteiga de amendoim. Eles o criam moendo amendoins cozidos e tem textura semelhante à manteiga de amendoim.
  • Na Tailândia, usam-se amêndoas verdes para criar uma pasta perfumada. Eles chamam isso de nam phrik num. Eles servem com vegetais crus.
  • Na Venezuela, misturam amendoim torrado e triturado com açúcar mascavo. Eles usam essa mistura como recheio de bolos e doces.

Com certeza, o humilde amendoim viajou ao redor do mundo e conquistou inúmeros corações e papilas gustativas pelo caminho. Que curiosidades você descobriu sobre esse legume versátil? Compartilhe conosco!

Como o Amendoim é cultivado e Colhido? Um olhar sobre o processo de plantio e colheita

Se você acha que amendoim vem pronto em pacotes, pense novamente. Esse saboroso legume precisa ser cultivado e colhido, um processo trabalhoso que começa com o plantio.

Os agricultores escolhem variedades de amendoim específicas para sua região, considerando fatores como clima e tipo de solo. As sementes são plantadas em fileiras, enterradas a uma profundidade de 5 a 8 centímetros. Em seguida, os agricultores esperam – e esperam. Leva de 4 a 5 meses para as sementes germinarem e florescerem, produzindo vagens cheias de amendoim.

A colheita é uma corrida contra o tempo.

Assim que as vagens estão maduras, os agricultores precisam arrancá-las do chão e levá-las para secagem, caso contrário elas podem apodrecer. As vagens são deixadas ao sol para secar por alguns dias, então levadas para uma máquina especializada para descascar e separar os amendoins.

Agora os amendoins estão prontos para torrar, salgar ou usar em uma infinidade de receitas. Mas lembre-se, muito trabalho árduo foi necessário para cultivar esses saborosos grãos. Então, da próxima vez que comer amendoins, pense nos agricultores que os plantaram e colheram. Eles merecem nossa gratidão…e talvez um pouco de ajuda para descascar!

Explorando o sabor: Receitas internacionais com Amendoim

Se você acha que amendoim é só para fazer pipoca ou colocar em biscoitos, pense de novo! Geralmente o amendoim é usado em receitas do mundo inteiro, de áfrica à ásia, passando pela américa latina. Vamos dar uma olhada em algumas delícias que usam esse fruto seco tão versátil:

Gana: Tigernut peanut stew

Basicamente esse delicioso ensopado de Gana leva amendoim torrado moído, tigernuts (ou nozes de tigre), e vegetais como abóbora, pimentão e tomate. Em geral é temperado com pimenta malagueta, gengibre e outras especiarias, é servido sobre arroz ou com pão. Crocante, apimentado e nutritivo, é o prato perfeito para uma noite fria.

Vietnã: Bánh đa

Também esses bolinhos vietnamitas envolvem uma massa de arroz recheada com uma pasta de amendoim doce e salgada. Fritos até ficarem douradinhos, são servidos com molho de peixe ou molho hoisin para um lanche delicioso. Cuidado, são viciantes!

México: Mole de Olla

Sobretudo esse mole mexicano, uma espécie de ensopado, leva frango, porco, carne seca e batatas cozidas em um molho escuro e apimentado feito de amendoim torrado, pimentas guajillo e ancho, cravo, canela e chocolate mexicano. Ou seja é rico, denso e picante, é acompanhado de arroz, tortillas, cebola, limão e rabanete. Olé!

De Gana ao Vietnã, do México à Tailândia, amendoim aparece em receitas internacionais de encher a boca d’água. Que tal vivenciar esses prazeres? Sua boca e seu paladar vão te agradecer!

Resumo

Então, você viu que o mundo das amêndoas de terra é bem mais excêntrico do que poderia imaginar. De castanhas de macaco no Camboja a castanhas de elefante na África, essa humilde leguminosa consegue se adaptar e prosperar nos lugares mais inusitados.

A próxima vez que você provar um pacote de amendoins no cinema ou uma porção de castanha de caju na feira, pense em toda a jornada que aquelas sementinhas fizeram até chegar em suas mãos gulosas. Pense também em todos os agricultores pelo mundo que se dedicam a cultivar e colher as mais variadas castanhas para o seu deleite culinário.

A nossa vida é mesmo cheia de emoção. Ou melhor, cheia de amendoins. Gostou do nosso conteúdo! divulgue também para os seus amigos.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

error: Content is protected !!
script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-2557772686202547" crossorigin="anonymous">